A Phalaenopsis
Conhecida como orquídea “borboleta” ou orquídea “mariposa”, a Phalaenopsis é uma das mais belas e populares orquídeas do mundo.
Originária de países da Ásia tropical, é normalmente encontrada na natureza presa em troncos de árvores sob proteção de suas copas e em ambientes que lhe ofereçam boa luminosidade (sem sol direto) e alta umidade do ar.
Água
Indicamos que se faça a rega da orquídea Phalaenopsis 2 vezes por semana com 200 ml de água e não deixar água acumulada no pratinho, para que a raízes não apodreçam.
Vaso de plástico transparente : se as raízes estiverem num tom esbranquiçadas , está na hora de dar agua. Quando você faz a rega , as raízes voltarão para a cor verde claro.
Caso você replantou sua orquídea Phalaenopsis e vaso de barro ou outro material e não consegue ver as raízes, coloque o dedo indicador e sinta se esta úmido ou seco o substrato.
Uma das técnicas de rega usadas para a orquídea Phalaenopsis é colocar quatro pedras de gelo na raiz e deixar até que absorva toda a água , 2x por semana .
As folhas também precisam estar hidratadas e pode fazer isto lavando as folhas para que não acumule poeira e elas consigam “respirar”.
Temperatura
A temperatura indicada para orquídea Phalaenopsis é entre 18 e 28 graus.
A orquídea Phalaenopsis não deve receber sol direto , porém deve ficar em ambiente bem iluminado e arejado.
Temperatura alta: pode desidratá-la, queimar suas folhas e flores ou até mata-la.
Temperatura baixa: fazê-la entrar em repouso (1 ou mais anos sem florir) ou ficar muito fraca, de modo que doenças conseguem atacá-la facilmente.
Replantio
Normalmente você vai replantar a sua orquídea por 3 motivos:
Estão grandes demais para o vaso, quer multiplicá-las (parti-las no meio para conseguir uma nova orquídea) ou o substrato está velho.
Para replantar sua orquídea, resumidamente você vai:
1- Soltar as raízes
Utilize os dedos para desfazer o emaranhado de raízes , retirar delicadamente todo o substrato e, se encontrar mudas menores já as separe para multiplicar ( plantar em outro vaso ).
Faça isto com todo os cuidado para que as raízes não fiquem machucadas.
2- Limpeza das raízes
Após deixar as raízes mais soltas e sem substratos , corte as raízes velhas, aquelas que estiverem mais murchas, acinzentadas e sem vida. Utilize uma tesoura higienizada com cloro ou álcool e corte o que for possível. Será uma limpeza importante para a sua orquídea. Deixe somente as raízes saudáveis.
3- Elimine as pragas e doenças
Aproveitando a soltura e limpeza das raízes, chegou a hora de higienizá-las e eliminar as pragas e doenças.
4- Renove o substrato
O substrato é responsável por suprir as necessidades que sua orquídea não consegue naturalmente.
Saiba que: a grande maioria das espécies de orquídeas necessitam de substrato.
O substrato é importante por vários motivos como:
1- Fixar a orquídea no vaso.
2- Ajudam a reter mais ou menos água.
3- Fornece uma boa circulação de ar.
O substrato mais recomendado para orquídea PHALAENOPSIS é casca de Pinus, pois retém umidade e adubação. Este tipo de substrato é facilmente encontrado em Garden center.
5- Como deve ficar no novo vaso
Para que a planta fique mais firme no vaso, é importante encaixá-la no substrato e no centro do vaso deixando a folha mais baixa a 1 cm de altura da borda.
6- Replantio e cultivo da orquídea Phalaenopsis em árvores
Orquídeas Phalaenopsis adoram árvores , mas 2 itens importantes que você precisa saber:
1- Escolha um local que forneça as condições ideais de cultivo para sua orquídea, como as orquídeas não gostam de sol direto, escolha sempre uma árvore com uma boa luminosidade.
2- Escolha uma árvore rugosa e, que o tronco não descasque com facilidade.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/R8uZwKpQDtA