ZAMIOCULCAS

Zamioculcas zamiifolia


Nomes Populares: Zamioculcas, Zamioculca
Família: Família Araceae

Espécie exótica da família das Aráceas, originária da África tropical, a Zamioculcas é resistente e necessita de poucos cuidados. Ela consegue sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água, pois ela usa o seu próprio caule ( tubérculo ) como um reservatório de água . Dessa forma, até mesmo uma pessoa que não tem muito tempo disponível ou muitos conhecimentos de jardinagem, é capaz de conservar a Zamioculcas.
A Zamioculcas é muito utilizada em áreas internas como salas, corredores, halls, lojas, escritórios, entre outros. Isso porque elas se adaptam bem a lugares com pouquíssima luminosidade e ventilação e, por serem típicas de local quente, não toleram geada.
No paisagismo a Zamioculcas é ideal para lugares bastante sombreados, onde outra planta dificilmente sobreviveria. Ela pode ser um excelente curinga para corredores mal iluminados ou bosques fechados, e pode ser utilizada isolada, ou em grupos.  A Zamioculcas tem um charme especial quando nasce um novo broto, pois ele vem num tom de verde-limão que contrasta com o verde escuro das suas folhas brilhantes , deixando-a mais “elegante e vistosa”.

Regas


Não necessita de regas freqüentes. Cultivada num vaso compatível com o seu porte, pode ser irrigada duas vezes por semana. 

 

Solo ideal


Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia. 

   

Luminosidade


Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta. 

 

Adubação


A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante. 

   

Podas


Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas. Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas, para manter a harmonia do visual.

Replantio


A Zamioculcas não exige muitos tratos, mas ao notar que a planta começa a se apresentar deformada no vaso, recomenda-se replantá-la em um vaso maior, para comportar seu desenvolvmento.


A Zamioculcas tem flores ?


inflorescência é do tipo espádice, com espata de cor branca a creme, parcialmente escondida entre as bases das folhas. A floração ocorre geralmente no verão ou início do outono.

Open chat
Precisa de Ajuda?